Entendendo de uma vez o que é UI Design e UX Design

Professor e pesquisador em computação

Entendendo de uma vez o que é UI Design e UX Design

Faaaalaaaaa pessoal!

Esse post será para você entender de uma vez por todas o que é UI Design e UX Design, esses dois termos que já estão na moda há algum tempo mas que muita gente ainda não sabe do que se trata, será um post bem direto sem muita enrolação blz!?

UX Design 

O termo UX Design vem de User Experience Design, que pode ser traduzido como Design da Experiência do Usuário, de acordo com o Wikipedia UX Design é o processo de aumentar a satisfação do usuário melhorando a usabilidade, acessibilidade e prazer proporcionado na interação entre o usuário e o produto. User Experience Design engloba a tradicional Interação Humano-computador (HCI), estendendo-a ao abordar todos os aspectos percebidos de um produto ou serviço.

A “experiência do usuário”, de acordo com o Nielsen Norman Group, engloba todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos. O UX Designer, como é chamado o profissional que trabalha com UX Design, é o responsável por entender a fundo o usuário e o problema que se deseja resolver para esse usuário, além de ter um papel central, trabalha na construção de protótipos que começarão a materializar a ideia do produto.

Sabendo que o UX Design trabalha com as emoções e experiências dos usuários, fica mais fácil entender que o UI é justamente a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam. De acordo com Jef Raskin, um especialista em interação humano-computador americano conhecido por ter iniciado o projeto do Macintosh para a Apple Computer no final da década de 1970, a interface é a maneira que você realiza tarefas com um produto, ou seja, o que você faz e de que forma ele responde.

UI Design

UI Design, ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário), é o meio pela qual uma pessoa interage e controla um dispositivo, software ou aplicativo. Esse controle pode ser feito por meio de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário. De acordo com Jesse James Garrett, cabe ao UI Designer a capacidade de selecionar os elementos certos da interface — como texto, botões, campos de texto, cor listas codificadas etc — para a tarefa que a pessoa está tentando realizar e os dispor na tela de uma maneira que estes serão facilmente compreendidos e usados.

Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao utilizador. UI Design é a interação entre a interface e o usuário, já UX é como essas interações trabalharão o lado emocional do usuário, a sua experiência com o sistema.

A diferença de UX Design e UI Design

O UX designer tem como principal desafio compreender os anseios do usuário e vários fatores são responsáveis pela percepção final do usuário, mas o mais comum é a interface, por este motivo, é muito comum confundir UI design (design de interface do usuário), com UX design. Portanto, o UI design faz parte dos elementos que compõem o UX design.

 

Para ajudar na sua compreensão, segue abaixo uma aula no meu canal sobre esse assunto, não esquece de se inscrever e deixar o seu like.

 

ESTUDOS COMPLEMENTARES – PODCAST

 

Espero que vocês tenham gostado, não esqueça de me seguir nas redes sociais, @tassiogoncalvesg (links no rodapé).

Até o próximo post.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário