Ruby Sass é descontinuado! Welcome Dart Sass!

No último dia 02 de abril uma nota publicada por Natalie Weizenbaum no blog oficial do Sass, foi confirmado que o Ruby Sass foi oficialmente descontinuado, após o lançamento do Dart Sass 1.0.0 estável no final de março. Ruby Sass continuará sendo mantido no próximo ano, até o dia 26 de março de 2019, ele chegará ao seu final oficialmente.

Período de migração

Durante o período de descontinuação, ou seja, no próximo ano, o Ruby Sass sofrerá apenas correções criticas e suportará novos recursos do CSS que exijam alterações no analisador Sass.

Se você usa o Ruby Sass como uma dependência para um aplicativo web Ruby, particularmente se você definir suas próprias funções Sass em Ruby, o gem sassc fornece acesso ao LibSass do Ruby com uma API muito similar ao Ruby Sass. No entanto se você estiver usando o Rails, é recomendado a utilização da gem sassc-rails, que envolve a gem sassc e integra-o suavemente no pipeline de ativos. Na maior parte do tempo, você nem precisará alterar o código.

É altamente recomendado que todos os usuários comecem a migrar mais cedo ou mais tarde suas aplicações. Vale ressaltar que os mais recentes e melhores recursos estarão aparecendo daqui para frente exclusivamente em Dart Sass e LibSass.

Instalando o Sass

Instalar o Sass com o Dart Sass pode ser facilmente instalado a partir de qualquer lugar, mas para isso faz-se necessário instalar o NodeJs e o NPM.

Caso você queira um melhor desempenho é recomendado que instale a versão específica para o seu sistema operacional.

Windows

Utilizando o gerenciador de pacotes Chocolatey para Windows

 

 

MacOS

Utilizando o gerenciador de pacotes Homebrew

Compilando o Sass

Quando você instala o Sass na linha de comando, você poderá executar o sassexecutável para compilar .sass.scssarquivos para .cssarquivos. Por exemplo:

Concluindo…

Gostou da novidade? Calma! Não é necessário se desesperar pois ainda tem tempo para se adaptar porém é interessante que começar a utilizarmos o Sass com o Dart Sass, e assim não teremos problemas no futuro.

Então é isso aí pessoal, em breve teremos novidades para vocês.

 

About the author

Add a Comment